sábado, 20 de agosto de 2011

Ministro da Educação é recebido com manifestação em Curitiba

Na manhã de quarta-feira (17/8), cerca de 100 pessoas, entre estudantes e docentes da Universidade Federal do Paraná, além de professores do magistério municipal de Curitiba, realizaram manifestação em frente ao Teatro Positivo, onde ocorria o Sala Mundo, um encontro internacional sobre educação.



O protesto teve como objetivo expor ao ministro da Educação Fernando Haddad – palestrante na abertura do evento - a contrariedade da comunidade em relação às políticas implementadas pelo governo que aprofundam a precarização e o sucateamento do ensino público no país.

Para os manifestantes, o insuficiente investimento do governo federal com a educação pública tem causado sérios prejuízos para o ensino no país. Entre as reivindicações está a necessidade da aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, a recomposição salarial das categoriais e a contratação de mais profissionais.

Durante entrevista coletiva ao final de sua palestra, ao ser questionado sobre a greve dos docentes da UFPR deflagrada na tarde do dia 16 de agosto, Fernando Haddad respondeu que está observando o movimento, e deixou claro que as negociações com os professores universitários devem ser feitas apenas com o MP. "Nós estamos acompanhando e subsidiando o Ministério do Planejamento com informações para que nós possamos dialogar. As negociações são centralizadas no Ministério do Planejamento", afirmou o ministro.

Na saída do Teatro, mesmo tentando fugir da presença dos manifestantes, Haddad foi abordado e, ao ser questionado sobre os problemas pelos quais passam as universidades públicas, respondeu que estaria disposto a conversar com os representantes das categorias, afirmando que seriam atendidos caso fossem a Brasília.

Fonte: Apufpr - Seção Sindica

Nenhum comentário:

Postar um comentário