sexta-feira, 17 de junho de 2011

Informe da Reitoria sobre a ocupação do Restaurante Universitário

Informe divulgado no meio de comunicação oficial da UFSCar.


Conforme informação já prestada anteriormente, um grupo de estudantes ocupa desde o dia 7/6 as dependências do Restaurante Universitário (RU) do campus São Carlos. A justificativa inicial apresentada naquele momento da ocupação foi a falta de água no período da manhã nas moradias estudantis, fruto de um problema ocasionado pelas obras em desenvolvimento na área Sul do campus.

Muito embora tenham sido viabilizadas as refeições nesse mesmo dia, os estudantes não desocuparam o local e apresentaram, alguns dias depois, uma longa pauta de reivindicações. A Administração procurou, nesse período, manter contatos frequentes com esses alunos, discutindo não apenas as razões para a desocupação (segurança dos próprios alunos ocupantes, dado o conjunto de equipamentos do RU que exige treinamento para sua operação e, principalmente, a necessidade e urgência de garantir a alimentação para os 1.123 bolsistas alimentação), mas também os diversos itens contidos na pauta de reivindicações. Mesmo diante dos compromissos e das informações fornecidas pela Administração, nas reuniões dos dias 10 e 13 de junho de 2011, os estudantes decidiram manter a ocupação do Restaurante Universitário.

A Administração Superior, considerando que não se justifica a manutenção da ocupação desses alunos no Restaurante, decidiu:

1. Realizar a distribuição de gêneros alimentícios (cesta básica) para os alunos bolsistas em outro local que não o RU;

2. Considerar encerradas as discussões sobre os itens de pauta apresentados, uma vez que todos foram discutidos e encaminhados;

3. Que estará aberta à discussão de outras demandas somente após a desocupação do Restaurante Universitário e se solicitadas pelas entidades representativas dos estudantes da UFSCar. 

2 comentários:

  1. foram discutidos, encaminhados e deixados para trás novamente ! é isso que eles querem, silenciar o movimento para empurrar com a barriga mais alguns anos para nao dar voz aos estudantes ! BASTA !

    ResponderExcluir
  2. primeiro a ProAce divulga comunicaco ameaçando todos os bolsistas com corte de alimentos caso a ocupação livre do restaurante universitário fosse mantida,, nesse momento suspende qualquer possibilidade de diálogo supondo o esgotamento da pauta e inicia a distribuição de alimentos em lugar não apropriado,,

    o espaço do restaurante deve ser utilizado para conduzir o debate, ou parte do debate do movimento estudantil da UFSCar,

    salve ocupação livre,,

    ResponderExcluir